sábado, 2 de abril de 2011

O Lixo em Porto Alegre

''Hoje resolvi fazer um crítica construtiva aos moradores de Porto Alegre. Semana passada a cidade estava de aniversário e fez 239 anos. Nossa cidade está ficando velhinha, porém nem tudo é festa. A cidade de Porto Alegre é uma cidade bela, na qual você dispoem de programas turisticos, como ir ao parque da redenção, dar um passeada por ipanema, enfim, existem várias formas de curtir a cidade numa tarde de domingo ou no findi. Mas nem tudo são flores, nosso portinho apresenta vários problemas como a poluição, o transporte público, e o lixo.
O tema de hoje que vou abordar é sobre o lixo. Você já deve ter passado por algum terreno baldiu abandonado em alguma rua, ou no centro da capital, geralmente esses terrenos serevem como ''deposito'' de lixo para algumas pessoas. Sem saberem o grande mal que estão fazendo para o solo e o meio ambiente, muitas pessoas depositam nesses terrenos, sofas, lixos, etc. Este lixo vai se acumulando, causando grandes consequências a população como: ratos, que podem transmitir doenças como a leptospirose, baratas, etc.
O pior de tudo é jogar lixo no chão, quando você joga o lixo no lugar indevido este lixo pode entupir bueiros, e como consequêcia quando chove os boeiros por estarem entupidos transbordam causando grandes enchurradas e prejudicando a população!
Vou publicar uma reportagem que vi no correio do povo e achei um absurdo o descaso com o LIXO''!


Lixo gera reclamação no Camaquã

O acúmulo de lixo na esquina entre a rua Doutor Barcelos e a travessa Escobar, no bairro Camaquã, em Porto Alegre, causa transtornos aos moradores das redondezas. Conforme os vizinhos, os resíduos são lançados de forma proposital em um terreno baldio. "Cada vez está pior, não tem nem como passar na calçada. Quando preciso, eu tenho que caminhar no meio da rua", disse a dona de casa Salete Conceição Soares.

Beatriz Viganigo Leffa, também dona de casa, que mora há mais de 20 anos nas proximidades, já perdeu a conta de quantas vezes cobrou providências da prefeitura. No entanto, após o lixo ser recolhido, o despejo prossegue. "É um absurdo. Pagamos os impostos em dia", protestou. De acordo com ela, tanto o Executivo quanto o dono do terreno são os responsáveis. Os moradores temem, também, o risco de proliferação de doenças.

Na rua onde os dejetos estão localizados, o caminhão do lixo circula três vezes por semana: segunda, quarta e sexta. Segundo os moradores, o material acumulado na esquina, no entanto, é recolhido apenas quando são feitas as reclamações por telefone. O lixo que ontem podia ser visto naquela esquina estava no local, conforme a população, desde a última quarta-feira, dia 9.
Fonte:
correio@correiodopovo.com.br


''Acho um absurdo o descasso das autoridades com o lixo em nossa cidade, mas também não concordo com a atitude da população em jogar lixo no chão. Na minha opinião a população deveria ter a conciência de saber que não se deve jogar lixo no chão, pois jogando lixo no chão estamos prejudicando a nós mesmo, e as futuras gerações que iram viver em nossa cidade, em nosso planeta! As autoridades, como o governo, a prefeitura, e as escolas poderiam criar oficinas e projetos contra o lixo, ou seja, palestras alertando a população de como o lixo é o nosso maior inimigo. Está é uma questão que causa grande intriga e discurção entre as mais variadas idades. Mas se cada um fizesse sua parte teriamos uma Porto Alegre mais limpa e bonita''!

Thanks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário